Início > Notícias > GPSA-Amazônias no Seminário Internacional SICOOPES

GPSA-Amazônias no Seminário Internacional SICOOPES

Publicado: Quarta, 13 Setembro 2023 13:49 | Acessos: 250

No mês de setembro, os discentes e docentes do PPGEDAM/NUMA que fazem parte do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) participaram do Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) do campus de Castanhal.

No evento, foram apresentados os seguintes trabalhos:

• "Educação Ambiental: Um Estudo De Caso na Comunidade Ribeirinha de Caripi no Município de Cametá-PA", sob autoria de Waldilene Garcia e dos professores André Cutrim e Norbert Fenzl.
  • "Estudo dos Múltiplos Usos do Manguezal e Conflitos Socioambientais Por Meio da Cartografia Participativa na Cidade de Maracanã-Pará-Amazônia-Brasil", sob autoria de Márcia Santos, Rodrigo Lira, Glauco Rivelino, Evelyn Souza e do professor Otávio do Canto.
  • "Cartografia Participativa dos Bancos de Ostra em Reservas Extrativistas no Estuário do Rio Mocajuba", sob autoria de Willian Fernandes e do professor Otávio do Canto.

As pesquisas apresentadas fazem parte dos projetos “Indicadores geográficos de risco de impacto climático na zona costeira urbana paraense”, coordenado pelo Prof. Otávio do Canto, e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo Prof. Norbert Fenzl; ambos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O SICOOPES é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA/IFPA) e tem cooperação internacional com a Universidad de Alicante (Espanha) e Le Mans Université (França).