Início > Notícias > Professor Aquiles Simões participa de atividades científicas e acadêmicas no âmbito do PREFALC, na Colômbia.

Publicado: Quarta, 13 Setembro 2023 14:28 | Acessos: 303

Nos dias 16 a 27 de agosto, Aquiles Simões participou de atividades científicas e acadêmicas no âmbito do PREFALC, na Colômbia. As atividades marcaram o encerramento das atividades do projeto “Agriculture et gestion des ressources naturelles sur la côté de la Colombie et en Amazonie brésilienne” realizado em cooperação com a Universidade de Le Mans, Universidad de la Costa (CUC) e Universidade Federal do Pará.

Na Universidad de la Costa (CUC), Barranquilha, Aquiles Simões atuou mais diretamente com a Maestría en Desarrollo Sostenible (MIDES) dando ênfase as temáticas: “Epistemologia e método: como construir uma tese?” e “Agricultura Sustentável: Inovações Sociotécnicas, saberes e práticas camponesas”.

Houve visita também a sítios históricos e sítios que exprimem as problemáticas ambientais nas zonas costeiras em Santa Marta, Puerto Colômbia, Salgar e Cartagena.

O professor explica que, “pude compartilhar as atividades tanto acadêmicas quanto as visitas de campo com a professora Mônica Garcia, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, abrindo assim possibilidades de cooperações com essa Universidade na Argentina.” Ele acrescenta, “juntos participamos do evento de apoio as teses dos mestrandos e doutorandos, realizamos visitas de campo e criamos uma boa relação profissional e foi possível observar que há muita sinergia entre os trabalhos que desenvolvemos e há uma postura filosófica, epistemológica e ética no ato de fazer ciência e pesquisa convergentes”.

Durante a visita, Aquiles Simões aproveitou a oportunidade para reunir com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Pró-reitoria de Relações Internacionais da Universidad del Magdalena, em Santa Marta, abrindo boas perspectivas para a construção de um acordo de cooperação e parceria acadêmico-científica com a referida Universidade.