Início > Notícias > IABS e Numa da UFPA discutem turma de mestrado para beneficiários do Programa Amazônia Sustentável

Publicado: Quinta, 21 Dezembro 2023 13:53 | Acessos: 107

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, no dia 19 de dezembro de 2023, uma visita do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). A reunião, realizada na sede do Numa, em Belém, teve como foco o planejamento da oferta de uma turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Ppgedam), para beneficiários do Programa Amazônia Sustentável (PRS-Amazônia).
A iniciativa prevê o oferecimento de uma turma de mestrado para 20 alunos dos Estados do Pará, Amazonas e Rondônia. Os beneficiários do PRS-Amazônia são agricultores familiares, pescadores artesanais, povos indígenas e comunidades tradicionais que atuam na conservação e uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.
A reunião contou com a presença de representantes do IABS e do Ppgedam. Pelo IABS, participaram o diretor presidente, Luís Tadeu Assad, a diretora de educação, Melissa Volpato Curi, e a monitora da Equipe de Campo do PRS-Amazônia, Carla Furtado. Pelo Ppgedam, participaram os professores Christian Nunes, Rosana Maneschy, André Farias e Mário Vasconcellos.
Durante o encontro, os participantes discutiram aspectos cruciais para o sucesso do programa e conheceram as instalações físicas e unidades do NUMA.
A previsão é que o edital de seleção seja publicado em fevereiro de 2024. As atividades do curso, que incluem componentes obrigatórios e optativos, serão realizadas em locais estratégicos nas cidades de Belém, Porto Velho e Manaus, proporcionando uma abrangência significativa na região amazônica.
Para o diretor do IABS, Luís Tadeu Assad, a parceria com o Ppgedam é fundamental para o fortalecimento da gestão, educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na Amazônia. “A formação de recursos humanos qualificados é essencial para a construção de uma Amazônia mais justa e sustentável”, afirmou.
O coordenador do Ppgedam, professor Christian Nunes, destacou a importância da iniciativa para a democratização do acesso à educação superior na Amazônia. “O mestrado é uma oportunidade de qualificação profissional e pessoal para os beneficiários do PRS-Amazônia”, disse.
A expectativa é que a turma de mestrado do Ppgedam para beneficiários do PRS-Amazônia contribua para o fortalecimento da governança ambiental e o desenvolvimento sustentável na região amazônica.