Início > Notícias > Professores do PPGEDAM participam de evento para elaboração do Plano de Manejo da RESEX Mestre Lucindo

Publicado: Sexta, 22 Dezembro 2023 13:28 | Acessos: 299

Entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2023, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu uma oficina sobre a elaboração do Plano de Manejo da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo. O evento ocorreu no Hotel Beira Rio em Belém, e contou com a participação de membros do Conselho Deliberativo da RESEX, representantes da Associação de Usuários da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo (AUREMLUC), colaboradores do ICMBio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marapanim (SEMMA Marapanim), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e do Instituto Muirapinima.

A Universidade Federal do Pará também se fez presente, com a participação dos Professores Otavio do Canto e Wagner Barbosa, os quais também compõem o Conselho Deliberativo da RESEX.

Esta atividade foi fortalecida pelas experiências de trabalhos realizados por egressos do PPGEDAM/NUMA/UFPA e pelos seus professores. Além disso, pelos trabalhos de Cartografia Participativa realizado pelo Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente (GPSA), apoiado pelos Projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense” e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, os quais vêm sendo executados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).