Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Primeiro dia de Workshop reúne professores do NUMA e convidados

Publicado: Terça, 20 Setembro 2016 14:35 | Acessos: 1770

Dando início ao I Workshop Luso-Amazônico: Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, na última segunda-feira, 19, professores do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA) e os professores convidados da Universidade de Lisboa, Dr. João Ferrão e Dra. Luísa Schmidt, realizaram apresentações das Universidades e programas desenvolvidos. Além disso, os professores presentes também apresentaram temas e interesse de pesquisa e identificação de interseções temáticas.

O Workshop irá até o dia 21 de setembro no NUMA, localizado no Campus Profissional, como parte das comemorações dos 25 anos do Núcleo, e será aberto aos estudantes de PPG's interessados na temática. O encontro tem por finalidade reunir professores, pesquisadores e alunos do PPGEDAM com pesquisadores do Instituto de Ciência Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, para discutir o desenvolvimento sustentável com especial ênfase sobre os temas ordenamento do território, cidades, municípios e alterações climáticas. O evento ocorrerá sob a égide interdisciplinar, tendo como referência as pesquisas em curso realizadas pelos docentes do NUMA/UFPA e da Universidade de Lisboa.

Apresentações - As Apresentações do Núcleo aos professores convidados iniciou-se com o Diretor Professor Dr. Sérgio Moraes. Durante sua fala, o professor destacou aspectos estruturais do NUMA, pesquisas desenvolvidas a nível nacional e internacional, além de projetos atuais e futuros. O Professor Titular Gilberto Rocha, ex-diretor do Núcleo, complementou falando sobre os processos históricos, dificuldades e conquistas.

A apresentação do PPGEDAM foi feita pelo coordenador do curso, Professor Dr. Wagner Barbosa. Na apresentação, o professor ressaltou a qualidade do mestrado profissional, conhecido por ser um dos mais bem qualificados e falou também sobre o foco de atuação. ”Buscamos sempre atuar de forma integrada, buscando a interdisciplinaridade. Além disso, buscamos também sempre trazer a possibilidade de solução de dificuldades que a sociedade tem”, explicou.

Palestrantes convidados - O Workshop terá a presença de dois professores da Universidade de Lisboa, em Portugal: Os pesquisadores Dr. João Ferrão e Dra. Luísa Schmidt.

João Ferrão é licenciado em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UL). Finalizou o doutorado pela mesma instituição em Geografia Humana. Atualmente é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL) e coordenador do Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e do Conselho dos Observatórios do ICS-UL. Além de outras atribuições, o pesquisador já publicou, individualmente ou em colaboração, dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e diversos livros sobre temas relacionados com geografia, ordenamento do território e políticas de desenvolvimento local e regional. É representante do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas no CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), além de ser Pró-reitor da Universidade de Lisboa para a sociedade e comunidades locais.

Luísa Schmidt é socióloga investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Ela dedica-se atualmente a duas áreas de investigação principais: Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente, em que se doutorou.No ICS-UL, coordena a linha de investigação "Sustentabilidade: Ambiente, Risco e Espaço" e integra o Comitê Científico do Programa Doutoral em "Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável". A pesquisadora dirige e integra a equipe de investigadores que criaram e montaram em 1996 o OBSERVA (Observatório de Ambiente e Sociedade), onde se desenvolvem vários projetos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente. Além de outra atividades que realiza, coordena o grupo de trabalho no âmbito da Comissão Nacional da UNESCO para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

Intercâmbio - O intercâmbio científico proposto pelo evento visa a troca de conhecimentos sobre meio ambiente e desenvolvimento territorial. Além disso, busca a identificação das interseções temáticas para a consecução de projetos conjuntos para análises comparativas entre as realidades da Amazônia brasileira e de Portugal.

GESTAM-Lab - No dia 22, acontecerá ainda o I Workshop GESTAM-Lab, com o tema "Dinâmicas Territoriais e Municípios". O encontro, também de iniciativa do NUMA, será no Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Professores e alunos do PPGEDAM/NUMA, PPGEO e outros convidados são o público-alvo para esse evento.

Serviço

I Workshop Luso-Amazônico: Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial

Local: Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, ao lado do Chalé de Ferro, Campus profissional.

Data/Hora: 19 a 21 de setembro, a partir das 9h.

I Workshop GESTAM-Lab: Dinâmicas Territoriais e Municípios

Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Rua Dona Tomázia Perdigão, 62 - Cidade Velha.

Data/Hora: 22 de setembro, a partir das 9h.

 

Confira a programação do evento:

Dia 19/09/2016

Manhã: 9:00h – 12:00h - Apresentação do ICS/U Lisboa e dos Programas de Pós-graduação; Apresentação do NUMA/UFPA e do PPGEDAM

Profs. João Ferrão, Luisa Schmidt, Sérgio Moraes e Wagner Barbosa

Tarde: 14:00h – 17:00h – Apresentação dos temas e interesse de pesquisa e identificação de interseções temáticas

Profs. Profs. João Ferrão, Luisa Schmidt e todos os professores do NUMA presentes.

Público alvo: Professores do NUMA e convidados

Dia 20/09/2016

Manhã: 9:00h – 12:00h – Mesa Redonda I: Alterações Climáticas e Ordenamento Territorial Costeiro

Luisa Schmidt (ICS/Uni Lisboa), Otávio do Canto (NUMA/UFPA), Rodolpho Bastos (NUMA/UFPA).

Público alvo: Professores e alunos do NUMA, PPGEDAM e outros PPGs

Tarde – 14:30h às 17:30h – Mesa Redonda II: Gestão Ambiental, Ordenamento Territorial e Cidades

João Ferrão (ICS/Uni Lisboa), Gilberto de Miranda Rocha (NUMA/UFPA), Mário Vasconcellos Sobrinho (NUMA/UFPA).

Público alvo: Professores e alunos do NUMA, PPGEDAM e outros PPGs

 

Dia 21/09/2016

Manhã: 9:00h às 10:30h - Delineamento de Projetos Conjuntos

11:00h as 12:00h – Reunião com o Reitor em Exercício da UFPA

Tarde: 15:00h às 18:00h - Delineamento de Projetos Conjuntos

 

Dia 23/09/2016

Manhã: 9:00h às 12:00h - Delineamento de Projetos Conjuntos

Público alvo: Professores do NUMA e convidados

I WORKSHOP GESTAM-Lab

(GESTAM-Lab - Laboratório de Gestão do Território e Meio Ambiente)

Tema: Dinâmicas Territoriais e Municípios

DIA 22/09/2016

Manhã: 9:00h às 12 :00h. Mesa Redonda I: Dinâmicas Territoriais e Municípios– Experiências e Desafios

João Ferrão (Uni Lisboa), Luisa Schmidt (Uni Lisboa), Gilberto Rocha (NUMA/UFPA); Marc Piraux (CIRAD)

Tarde: 15:00h às 18:00h: Desafios da Gestão Municipal

Rodolpho Bastos (NUMA/UFPA), André Farias (NUMA/UFPA), Mário Vasconcellos, (NUMA/UFPA) e Sérgio Gomes (PPAD/UNAMA)

Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará

Público alvo: Professores e alunos do PPGEDAM/NUMA, PPGEO e outros convidados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 31

Yesterday 180

Week 211

Month 2787

All 233047

Currently are 9 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions