Ciclo de palestras debate questões sobre Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 18 Mai 2016 11:27 | Acessos: 1592

O Ciclo de debates "CONAMA e revisão de normas do licenciamento ambiental brasileiro: debates e conflitos" reuniu cerca de 50 pessoas nesta quarta-feira, 18, no Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA). O evento fez parte da comemoração dos 25 anos do núcleo, previsto para ocorrer a cada mês, sempre com a abordagem de um tema específico de relevância socioambiental.

A palestra iniciou com o convidado Fidelis Paixão, representante do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e também discente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA). Foi feita, em um primeiro momento, a apresentação aos participantes de conteúdos referentes a dinâmica do Conselho como espaço institucionalizado de debate participativo e deliberativo, abordando em seguida os conflitos de interesse presentes no debate atual sobre a revisão de normas do licenciamento ambiental brasileiro (Res. CONAMA 01/86 e 237/97) e demais em discussão no Congresso Nacional, como a PEC 65/2012.

O mestrando falou ainda sobre sua vida acadêmica dentro da UFPA, como integrante de movimentos estudantis e do Argonautas Ambientalistas da Amazônia, formado por estudantes, professores e acadêmicos da universidade com o objetivo de promover ações relacionadas à questões socioambientais.

Após as questões evidenciadas por Fidelis, foi dado início ao debate pelos outros integrantes da mesa, formada pela doutoranda do NAEA/UFPA, Selma Solange Monteiro Santos; A professora do PPGEDAM/NUMA, doutora Socorro Flores e o organizador do evento e professor do PPGEDAM/NUMA, doutor Rodolpho Zahluth Bastos.