Minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de integração: lavoura, pecuária e floresta" está com inscrições abertas

Publicado: Quinta, 19 Julho 2018 13:15 | Acessos: 1564

O NUMA e o grupo de pesquisa Tauã promovem, no dia 10/08, o minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de integração: lavoura, pecuária e floresta", na Universidade Federal do Pará - UFPA.

Com o objetivo de capacitar estudantes e profissionais na análise da viabilidade econômica de sistemas de produção integrados/agroflorestais o minicurso abordará os principais conceitos sobre políticas públicas de acesso ao crédito e os instrumentos econômicos voltados para esse tipo de atividade. A organizadora do evento, Prof.ª Rosana Maneschy, explica que além da parte contextual, haverá atividade prática em laboratório com o uso do software Excell para a realização de análise da viabilidade econômica a partir de modelos de SPI/SAF previamente elaborados.

Rosana Maneschy esclarece que pesquisas realizadas no estado Pará, com agentes financeiros, identificaram que uma das dificuldades no processo de liberação de recursos está relacionada a falhas na elaboração de propostas de SPI/SAF submetidas pelos técnicos para acesso ao crédito do Pronaf Floresta e Pronaf Agroecologia, por exemplo. Daí a importância da realização deste minicurso aponta a organizadora.

Organização e apoio - o evento é uma realização do Núcleo de Meio Ambiente e do grupo de pesquisa Tauã com o apoio do projeto Biomas (Embrapa/CNA) e do projeto Pecuária para Agricultura familiar (INEAF).

Inscrições - Os interessados em participar do minicurso devem realizar inscrição até o dia 09/08 pelo email: romaneschy@gmail.com, informando nome completo e vínculos institucionais. Haverá emissão de certificado com carga horária de 8h. As vagas são limitadas.

Serviços:

Data: 10/08/2018

Horário e local:

Manhã (8h às 12h) - Anexo 2 do NUMA (antigo Laboratório de Biotecnologia, próximo ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza)

Tarde (14h às 18h) - Laboratório de Informática do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA)

Inscrições e informações: romaneschy@gmail.com