Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Rádio Comunitária entrevista professor do NUMA sobre impactos e conflitos socioambientais

Publicado: Quarta, 29 Março 2017 11:46 | Acessos: 1263
imagem sem descrição.

O Professor Dr. André Farias, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA) e coordenador do Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA), concedeu entrevista no último sábado, 18, para a Rádio FM Cabana. O bate-papo sobre o tema "Impactos e Conflitos Socioambientais na Região Metropolitana de Belém" foi ao ar às 13h com a radialista Laélia Brito, no programa "Raízes Radicais".

Tema - Para falar sobre o tema, o docente desenvolveu um apanhado histórico sobre a Região Metropolitana de Belém, onde relembrou que sua fundação em 1616 teve como objetivo assegurar o domínio português na foz do Amazonas. Foi a partir desse momento, segundo o docente, que a versão dos dominadores sempre retirou a capacidade dos moradores locais  de construírem sua História.

A partir desse contexto, André Farias desenvolveu o debate sobre a baixa participação da população em decisões do governo, mesmo em períodos democráticos e as consequências disso. O lixo, alagamentos, falta de acessibilidade são problemas da atualidade na qual a população da RMB se depara diariamente, causando impactos e conflitos socioambientais.

Alternativas - Como alternativa aos problemas debatidos, o pesquisador sugere a criação de Planos Participativos (Estatuto das Metrópoles; Consóricios Públicos; Fóruns de Debate e Monitoramento de Políticas Públicas); Fiscalização e Punição pelo Estado (Capacidade Insitucional do governo do estado e das prefeituras); Novas Estratégias  Empresariais e de Cooperação Sustentáveis (Iniciativas que gerem emprego, renda e conservação ambiental); Pesquisa e conhecimento científico (Observatório de Impactos ambientais); e Organização e Luta dos trabalhadores (Formação e atuação política).

Participaram do debate, inúmeros ouvintes, o vereador Andrey Babalu (PSB) e o senhor Paulo de Tarso, Comunicador e presidente da Rádio.

Foto: Arquivo Pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 178

Yesterday 79

Week 178

Month 2754

All 233014

Currently are 6 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions