Palestra com presidente do Banco Santander debate o desenvolvimento sustentável

Publicado: Quinta, 23 Março 2017 09:47 | Acessos: 1607

Mais de 300 pessoas lotaram no dia de hoje, 22, a palestra "Sustentabilidade, Sociedade e Meio Ambiente", ministrada pelo Presidente do Banco Santander, Sérgio Rial, no Auditório Jerônimo Rodrigues do Centro Administrativo do Grupo Líder. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), com o apoio do Grupo Líder e teve como objetivo ampliar a discussão sobre questões ambientais.

Além da comunidade acadêmica e da sociedade de modo geral, estiveram presentes na palestra o grupo de diretores do Líder; membros da Família Líder; Membros e Diretores de vários segmentos do Banco Santander; o Vice-reitor na Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva; o Diretor Geral do NUMA, Sergio Cardoso de Moraes; e a Vice-reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA), Maria Betânia.

O evento teve início com a palavra de Sergio Cardoso, Diretor do NUMA, que exaltou em fala a importância do encontro entre sociedade, empresas e comunidade acadêmica para que se "compreenda a relação entre sustentabilidade e sociedade a partir das grandes instituições financeiras".

Já um dos responsáveis pela iniciativa, o aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação do NUMA (PPGEDAM) e integrante do Grupo Líder, João Augusto Rodrigues, fez a saudação inicial da palestra e ressaltou o comprometimento da sua empresa no assunto. "O Grupo Líder vem abrindo os caminhos para o debate do desenvolvimento sustentável. Buscamos com essa palestra ser o grupo a dar o passo inicial na ampliação dessa discussão", destacou.

Sustentabilidade - Sergio Rial explanou durante o evento o papel das empresas privada em questões sociais no Brasil. O Banco Santander, por exemplo, reúne diversas áreas de incentivo à economia associada a preservação ambiental. "Nós acreditamos que o empreendedorismo funciona como uma mola de transformação nacional", comentou.

Para ele, é necessário construir um país de maneira sustentável em uma parceria entre a sociedade, o setor público e o setor privado. "Estados como o do Pará são muito ricos, um fator que pode significar algo bom, mas também pode ser algo ruim. É necessário que os governantes saibam aproveitar de maneira planejada os recursos da Amazônia. Precisamos, unidos, criar uma logística de ação", concluiu Rial.

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, encerrou a cerimônia exaltando a importância do diálogo entre a instituição federal e o banco Santander. "Estou
muito animado, assim como reitor Emmanuel Tourinho, com o debate do desenvolvimento sustentável. E é muito importante fazer essa reflexão ao lado do presidente de um banco tão importante", finalizou.

Palestrante - Em sua trajetória, Sérgio Rial ocupou cargos em diversas empresas importantes dentro do mercado brasileiro, incluindo instituições financeiras. Atualmente, é presidente de um dos maiores bancos privados do País, o Santander. A empresa é reconhecida no meio acadêmico pelo Programa "Santander Universidades", com programas de bolsas, ciência e inovação, empreendedorismo, transferência tecnológica e apoio a projetos universitários.

O Banco Santander é o 3º maior banco privado do Brasil com mais de 30 mil clientes. A empresa integra o Grupo Santander, oriundo da Espanha e que faz parte da zona do Euro.

Texto e foto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA