ITERPA e NUMA/UFPA discutem cooperação técnica e acesso à base fundiária para o ordenamento territorial do Pará
ITERPA e NUMA/UFPA discutem cooperação técnica e acesso à base fundiária para o ordenamento territorial do Pará
No dia 10 de fevereiro de 2026, foi realizada uma reunião no Instituto de Terras do Pará (ITERPA), com a participação de Bruno Kono, presidente do ITERPA; Christian Nunes, diretor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA); e Gilberto Rocha, professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente da Ufpa (PPGEDAM/NUMA/UFPA).
A reunião teve como pauta a disponibilidade, por parte do ITERPA, da base de dados cartográfica e documental referente à situação fundiária do Estado do Pará. Destacou-se que essa base cartográfica é fundamental para a execução de projetos estratégicos de ordenamento territorial, como o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) e o Zoneamento Ecológico-Econômico do Marajó (ZEE Marajó).
Durante a reunião, o diretor do NUMA ressaltou a importância de informações espaciais confiáveis e atualizadas para subsidiar a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas voltadas ao ordenamento territorial sustentável do Estado do Pará.
Também foi destacada a possibilidade de celebração de um acordo de cooperação institucional entre o ITERPA e a UFPA, com o objetivo de capacitar servidores do ITERPA em nível de mestrado e doutorado profissional, por meio do PPGEDAM, fortalecendo a qualificação técnica e institucional voltada à gestão fundiária e territorial.
Mídias Sociais